Esta página destina-se a ajudá-lo a considerar as chances de você estar inseguro e a ajudar a tomar medidas para eliminar qualquer chance de as pessoas ouvirem suas conversas particulares! Nós também daremos conselhos sobre rastreamento de veículos e escutas telefônicas.
As informações aqui contidas não são um evangelho para contra espionagem, pois isso estaria muito além do escopo da maioria dos profissionais. Simplificando, se um dispositivo de vigilância foi plantado pelos serviços de segurança / polícia, as chances de a pessoa não treinada detectá-lo seriam muito pequenas. O termo pessoa não treinada inclui uma grande proporção de investigadores particulares, que afirmam ser especialistas nesse campo.
Você corre o risco de ser grampeado?
Uma resposta curta, mas direta, é SIM. A questão é quem iria querer ou conseguir ganhar com o esforço e a despesa de fazê-lo. Figuras políticas e públicas, pessoas envolvidas em grupos marginais e extremistas, aqueles que traem seus parceiros, pessoas envolvidas em pesquisa e desenvolvimento, especialmente na área de TI, pessoal de alta gerência em empresas competitivas. A lista não tem fim.
Você sabia:
- Uma simples modificação no telefone pode deixar o microfone conectado o tempo todo, permitindo que qualquer pessoa ouça todas as conversas na sala.
- Um transmissor ou gravador de telefone que transmita ou registre todas as suas conversas telefônicas pode ser instalado no telefone, no soquete ou na caixa de junção, em qualquer lugar da linha, até mesmo atrás ou dentro da central.
- Uma escuta pode ser instalado sem entrar nas suas instalações.
- Um microfone de contato de parede pode captar conversas em até 30 cm de concreto.
- Um soquete, interruptor de luz ou qualquer outro dispositivo elétrico pode ser substituído por uma unidade idêntica que contém uma escuta GSM embutido com um cartão SIM ou um gravador de cartão SD, alimentado pela rede elétrica.
- A fala em uma sala provoca uma pequena vibração na janela, que pode ser detectada e convertida em áudio por um raio laser, a alguma distância.
O software está disponível para telefones móveis usando o sistema operacional que registra todas as conversas telefônicas, mensagens SMS, e-mails etc. Em seguida, as gravações são enviadas pela conexão de internet do telefone para um servidor onde a pessoa que o instalou pode ouvir as gravações. no seu PC. Cópias de mensagens de texto e muitas outras comunicações também são enviadas para o servidor.
Indicações de que você pode ser vítima de espionagem
- Informação confidencial parece estar saindo para os concorrentes
- Os concorrentes parecem estar apenas um passo à frente o tempo todo
- Sua casa ou local foram arrombados e muito pouco ou nada foi tirado
- Soquetes ou interruptores mostram sinais de serem movidos um pouco, ou seja, o papel de parede pode ser perturbado.
- Vários veículos estacionados perto de suas instalações, que parecem estar vazios
- Você ouve sons incomuns (estalidos, cliques, alterações de volume) no seu telefone
- Indicações de que o seu telefone pode ter sido trocado, ou seja, os números na memória podem ser perdidos
- Reparadores ou empresas desconhecidas aparecem para realizar trabalhos quando não são chamados
- Móveis ou itens parecem ter sido perturbados
- Interferência no seu rádio ou televisão
- Uma textura estranha em pequenas partes da parede, piso ou rodapés, isso pode indicar o uso de tinta condutora de um microfone escondido.
- Pó de tijolo ou gesso inexplicável no chão, ou uma pequena descoloração exibida na parede, isso pode indicar perfuração do outro lado da parede ou do gesso, o papel sendo levantado para plantar um microfone.
Se você suspeitar que é vítima de escuta, a primeira coisa a decidir é: você quer alertar a oposição de que suspeita disso, pois, às vezes, quando você está ciente disso, pode usar o fato em seu benefício por meio de uma campanha de desinformação. Outras coisas a serem levadas em consideração são que, uma vez que o espião eletrônico seja alertado, eles podem tomar medidas para tornar a detecção mais difícil. ou seja, remoção temporária, etc.
A parte mais importante de qualquer verificação é que a inspeção visual, quando executada corretamente, pode levar muitas horas, já que cada sala deve ser verificada, polegada por polegada. Também todas as tomadas de saída, interruptores de luz, grelhas de ventilação devem ser removidas. Muitas vezes é aconselhável comprar um conjunto desses itens dando-lhe algo como uma comparação com os que você remove.
Outros itens que você pode achar mais difícil de verificar e são sistemas muito populares para o espião eletrônico são unidades de alarme de incêndio e intrusão e eles podem usar a fiação de alarme existente para passar o sinal de volta para a unidade de controle que pode esconder um transmissor ou gravador em seu circuito. Ao inspecionar a parte externa das instalações, procure por qualquer argamassa recém-substituída ou qualquer sinal de perfuração etc. O mesmo vale para o interior, e é necessário um exame cuidadoso do trabalho de gesso e dos rodapés, pois geralmente é causada uma ligeira descoloração. um microfone é colocado logo abaixo da superfície ou uma fina camada de tinta condutora pode ter sido usada para transportar energia / sinais para um dispositivo oculto.
Equipamento
Existem muitos dispositivos disponíveis, que custam milhares de reais, mas sem conhecimento especializado, os resultados muitas vezes podem ser inúteis e um bom detector de RF de curto alcance com um alcance de pelo menos 5 GHZ deve ser suficiente para operador de varreduras. O tipo ideal são aqueles que exibem a força do sinal e a frequência. Outra peça valiosa de equipamento pode ser um scanner, quando um sinal RF / GSM / GPRS é detectado, o scanner pode ser bloqueado e você pode verificar o que é a transmissão e se você estiver na mesma área que uma escuta de ambiente, um feedback alto. Inicie a varredura em uma verificação de sala por sala, com os itens elétricos ligados e desligados. Muitas vezes você vai encontrar transmissões de RF que são perfeitamente inocentes, como sistemas de alarme sem fio e eliminação meticulosa e de bom senso.
A presença de um transmissor é geralmente mostrada por uma freqüência constante com a intensidade do sinal aumentando à medida que você se aproxima da fonte, o que pode causar dificuldade e confusão é o fato de que muitos transmissores de RF emitem sinais em várias frequências a curta distância, então seja avisado e não fique convencido de que você tem vários bugs em um quarto. Ao varrer, preste especial atenção às grelhas de ventilação, às tomadas elétricas, aos interruptores, às luminárias etc. e certifique-se de que as luzes, as cavidades do teto, as superfícies das paredes e as áreas externas da propriedade sejam verificadas. Lembre-se que pequenos transmissores e bugs movidos a bateria podem ser escondidos em quase tudo.
A forma mais comum de transmissor agora em uso utiliza a rede de telefonia celular GSM, permitindo que o ouvinte simplesmente ligue para o dispositivo de vigilância ou transfira dados de qualquer lugar do mundo.
Para obter informações sobre a verificação de dispositivos eletrônicos de escuta, entre em contato conosco por e-mail, pelo link de contato ou pelo telefone 27 40421919
Visite nossa página com diversos equipamentos de contra inteligência e detector de sinal